O martelo e a pena

Se soltarmos ao mesmo tempo uma pena e um martelo na Lua, pelo fato de lá não haver ar, ambos objetos chegam juntos ao chão, pois não sofrem nenhum atrito. O astronauta David Scott realizou esta experiência em 1971, durante a missão da Apollo 15. Veja o vídeo:

Compartilhe:

4 comentários:

  1. impressionante, é a mesma coisa de jogar a Olívia Palito e o Faustão(se bem que agora ele está magro, né?) lá na lua e os dois caírem ao mesmo tempo, carregar os mesmos no colo seria da mesma maneira? Os dois com o mesmo peso? ou sem peso? ou apenas mais leves?

    ResponderExcluir
  2. Tanto o peso do Faustão como o da Olívia Palito, seriam cerca de 6 vezes menores, lá na Lua, e ambos cairiam ao mesmo tempo. Se aqui na Terra, dentro de uma das salas de aula, pudéssemos retirar todo o ar de dentro dela, e se o professor de Física soltasse um martelo e uma pena ao mesmo tempo, eles cairiam juntos também.

    ResponderExcluir
  3. Ah se todo professor fosse assim!!! Muito bacana o vídeo. Apesar do astronauta comprovar que os corpos caem ao mesmo tempo, devido a ausência da resistência do ar, parece que a origem dessa ideia foi de Stevin, como já discutimos antes:

    http://obaricentrodamente.blogspot.com.br/2012/02/o-teorema-de-stevin.html

    Estou lendo um livro de História da Matemática que tem um capítulo dedicado a Stevin e como suas ideias influenciaram seus contemporâneos. Realmente é uma pena não estar em evidência na história que lemos por aí, como Galileu está.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. @Kleber:
    Assim que eu puder, vou procurar saber mais sobre Stevin. Pelo que vimos, Galileu ficou mesmo com a fama neste caso dos corpos caindo juntos em queda livre. Se for o caso, vamos tentar divulgar mais estes assuntos.
    Abraço, e câmbio aqui do outro planeta isolado em que estou atualmente (sem internet). :)

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"