Aplicações criativas para os espelhos planos

Os espelhos planos podem ter muitas aplicações inusitadas. Na Noruega, espelhos planos foram instalados em cima de uma montanha, com o objetivo de refletir a luz solar e iluminar a praça central da cidade de Rjukan, situada em um vale fechado, pois durante os longos meses de inverno os raios de sol não incidem diretamente na cidade. 
Pessoas na praça desfrutando a luz do sol refletida pelos espelhos gigantes

Outra aplicação interessante foi mostrada no filme The Host (A Hospedeira). O filme trata de uns seres alienígenas que invadem a Terra e tentam "domesticar" os últimos remanescentes humanos ainda não dominados por eles, que estão refugiados e vivem escondidos em uma caverna das montanhas de um deserto dos EUA.
Nestas cavernas, estes humanos conseguem criar um sistema de iluminação artificial que funciona com a ajuda de vários espelhos planos colocados em uma grande abertura no teto da caverna (foto), que refletem e iluminam o interior, permitindo que eles cultivem trigo, usado na produção de alimentos. Em uma das cenas, a alienígena caçadora, que persegue os humanos implacavelmente do começo ao fim, passa com um helicóptero sobre a região das montanhas onde eles estão escondidos. Dentro da caverna, ao perceberem a aproximação do helicóptero, eles imediatamente correm para acionar manualmente um sistema de cabos que giram os espelhos para esconder o seu brilho e evitar que sejam vistos pela caçadora. Veja a cena:
   

3 comentários:

  1. Olá, Jairo!!!!
    Alguns arqueólogos defendem ideia semelhante para explicar como os egípcios consegiram trabalhar em obras de arte no interior das suas pirâmides!!!!
    A solução para a iluminação natural de uma região da Terra, realmente é e foi conseguida aqui, atrav´s da reflexão de espelhos planos!!!! Bom, se eu não estou enganado, os russos já tentaram isso, mas, usando um satélite em órbita da Terra!!!!
    INTEL LOGO!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valdir.
      Obrigado por estas informações. Eu não sabia sobre os egípcios, mas já ouvi falar de espelhos que seriam colocados em órbita da Terra.
      Abraço

      Excluir
  2. Oi Jairo. Essa ideia é genial. Basta a boa vontade e investimento, creio que baixo, para melhorar as vidas dos cidadãos. Tinha passado na Discovery, ou na Natgeo, não me lembro mais, sobre os planos. Que bom que deu certo. Quanto ao filme, preciso arrumar um tempinho para assistir. Parando para pensar, tem vários filmes que envolvem Física, alguns fantasiosos, outros mais realísticos. Ultimamente ando assistindo a muitos filmes infantis, por conta de minha filha de 4 anos, como Meu Malvado Favorito (num sábado assisti 5 vezes! e mais 3 no domingo!) É legal. Agora ela se interessou por Harry Potter.

    Neste site: http://thepiratebay.sx/browse tem muitos filmes e músicas. Todos são baixados via torrent. Não sei se conhece. Eu uso o uTorrent para baixar, pois é leve e eficaz.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Antes da publicação, os comentários serão analisados pelo autor do blog.